Da loucura de Buenos Aires a calmaria de Mar del Plata #Semana7

Malas arrumadas, casa empacotada, tanque cheio e, engatamos o cinto em mais uma viagem. Desta vez rumo a Argentina!

Saímos cedíssimo de Punta, uma passada pela capital Montevidéu e partiu Colonia del Sacramento pegar uma carona com o Buquebus – a balsa gigantona que transporta carros e pessoas do Uruguai à Argentina. Até aí tudo certo, só alegria na viagem, paradas para várias fotos, farofar alfajores, trocar pesos argentinos, e energia positiva pra ir à terra do vinho e doce de leite.

Estrada-Buenos Aires

Pois é. O fato é que o tal do Buquebus além de ser caro pra caramba (o bilhete mais barato iria sair quase 500 pila) e tinha chegada PREVISTA para 22:30, o que se tornou uma baita pedra no sapato naquele momento. Ou era sentar, esperar o dia todo e gastar um absurdo para atravessar um rio e ainda ter que gastar com hotel. Ou, encher o tanque mais uma vez e rodar alguns quilômetros numa estrada mais ou menos para cruzar a fronteira. Adivinhem? É claro que sairia mais rápido e barato ir rodando!

Estrada-Buenos Aires.-2JPG

O caminho era meio feio, uma estrada longe de ser boa e a gasolina cara, mas fomos! Fomos e chegamos à tal da ponte divisora de nações, Libertador General San Martín. E bastou fazer check in na Argentina para sermos recebidos com um belo convite de boas vindas e um pedágio de ARS 100, o equivalente a R$34,00. É. Foi caro, mas mesmo assim saiu mais barato que atravessar de Buquebus. Dali até a capital foram mais 229km. Ao todo foi gasto de Colonia a Buenos Aires  R$162,00 entre pedágio e gasolina. Hasta luego Buquebus!

O GPS não dá essa opção de rota, mas existe uma ponte ali, entre Fray Bentos - UY e Gualemauchú - AR.

O GPS não dá essa opção de rota, mas existe uma ponte ali, entre Fray Bentos – UY e Gualemaychú – AR.

Enlouquecidos em Buenos Aires

A gente sabia que a cidade era gigante, mas nem imaginávamos tamanha magnitude. Estrutura gigantesca, incontáveis viadutos, alta velocidade, um número de carros excessivamente grande e uma recepção nada simpática para quem chega desavisado por ali. Parecia que estávamos numa Matrix, cansados, com fome, sem nenhum lugar para estacionar e de olhos arregalados tamanha novidade em nossa frente.

Partiu para La Plata

Buenos Aires era só passagem mesmo, nosso destino era a vizinha La Plata, onde tínhamos um camping mapeado. Lá sim, deu pra parar, comer, respirar um pouco e seguir ao nosso destino. Estávamos chegando no tal do local mapeado, quando o GPS nos levou para um cruzamento na contramão (coisa linda!), paramos para pedir informações num posto policial, e um simpático guarda velhinho olhou fundo em nossos olhos e disse: Não vão para lá! Este camping está a beira do rio, num bairro ruim e perigoso. Passem a noite num hotel e amanhã sigam em frente. – É… Depois de tudo que tínhamos visto neste dia, como é que iríamos duvidar da palavra de alguém que se despede com um “Deus te acompanhe, filho”?

Lá vamos nós procurar hotel em La Plata. Tinham vários, vários e todos lotados! E agora? Dormir num posto sentado ou partir rumo a Mar del Plata – cidade mapeada para a segunda semana na Argentina? (…) Um cafézinho pra despertar, um tempinho para esticar as pernas e, vamos seguir. Seguir enquanto for possível. Viajamos a noite toda, somente paramos num posto no meio da madrugada para dormir durante umas 2 horas e evitar que começássemos a ver duendes, e fomos em frente!

De quando viramos a noite estrada

Chegamos em Mar del Plata às 7 horas da manhã e a sensação é de que estávamos chegando no paraíso. Uma cidade calma, bonita e completamente diferente da loucura de La Plata e Buenos Aires. Lá encontramos um camping bonito, confortável e com pessoas de bom coração, prontos a ajudar no que fosse preciso.

Eita sono!

Abre o olho, Pri!

Camping em Mar del Plata

O camping tinha parquinho, mesinhas gentilmente coloridas, área para trailer e motorhome, espaço separado para barracas, muito bem organizado com árvores em volta que evitavam ventos fortes, churrasqueiras e mesas para cada parcela de barraca, e o banheiro, pasmem: o banheiro do camping além de duchas bem quentinhas, tinha porcelanato no chão e iluminação indireta. Igualzinho no Brasil. :S Na pexinxa da diária, pagamos ARS 75  (R$25,00) por pessoa e ainda ganhamos um dia na faixa! A única chatisse era o sinal de wifi péssimo, que nos fez ficar migrando de posto em posto, cafés, shoppings e lanchonetes para poder trabalhar.

Voltando a ser criança

A cidade Mar del Plata é de uma vibe bem tranquila, uma praia extensa, construções antigas, casas e mini castelos feitos de pedra, praças arborizadas, muita cultura e romance presente nas ruas, com artistas cantando para casais que bailavam em praça pública. O povo era muito simpático, e quando viam que havia um jovem casal brasileiro ao lado deles, se desmanchavam para dar informações e de alguma forma serem úteis. Obrigada!

Centro da Cidade

Váaaaaaarias construções antigas

Artesanato feitos amor em vários pontos da cidade

Apesar da bela e tranquila cidade, foi ali que sentimos a parte chata do viajar sem rumo. Que por maior diversão que estávamos vivendo, ter que ficar mendigando wifi pra poder trabalhar e ficar correndo de banco em banco pra conseguir sacar dinheiro, pois não era em qualquer lugar que tinha caixa eletrônico internacional, e ainda gastamos mais do que o previsto. Foi bem cansativo. E por isso na sexta-feira, resolvemos, pela primeira vez, passar mais uma semana onde estávamos, pois, apesar da internet ruim, o Camping Calasans estava confortável, e iríamos economizar um bocado ficando parados por um final de semana, sendo que já tínhamos viajado por mais de 24h no último sábado.

Em busca de wifi no shopping

Porto de Mar del Plata

Praia e arquitetura sendo poetas

E foi bom. A decisão foi bem sensata! Como disse um gringo que encontramos em Torres, se estiver pensando em ir a Mar del Plata para passar uns dias, vá! “És una ciudad bela y muy tranquila!” Então, a cá vamos ficar.

houseless

Sair das quatro paredes. Conhecer, desbravar, passar trabalho, entender, buscar o novo. Esse era o nosso principal objetivo. Somos um casal. Criativos e com ideias a mil, estávamos cansados da mesm...

Related Post

thumbnail
hover

Dallas

Machu Picchu, como fomos, e quais...

Se você está planejando sua viagem a Machu Picchu, já deve ter se deparado com diversas maneiras de chegar a montanha mais irada do Peru....

thumbnail
hover

Uma nova visão sobre viagem

Insônia, pesadelo, brigas com o travesseiro, voltas na cama e uma incrível ansiedade sobre o futuro. Rascunho esse desabafo as 5 horas da...